Iluminações de uma Mulher Livre

fullsizerender

Desta feita, os livros.

Iluminações de uma Mulher Livre é um título, uma espécie de emblema literário que só alguns livros conseguem suportar.

Samuel Pimenta é um autor premiado, um homem de grande mestria na conjugação das palavras, um artista criador de obras de arte.

Iluminações de uma Mulher Livre é um tratado sobre a humanidade. Não ousaria, sequer, fazer uma crítica literária, na minha Ruteoria, a experiência da leitura que esta obra me ofereceu, excedeu o género.

Como se cada palavra fosse escrita para mim.

Senti o cheiro, vi a cor da terra, não foi Isabel, a protagonista que me ficou na cabeça, eu é que entrei na cabeça de Isabel.

Tenho que confessar que já li muitos livros, conheço variadíssimos autores, tenho a experiência da leitura como parte de uma experiência de vida.

Eu sou os livros que li, não tenham dúvidas.

Mas Samuel Pimenta só pode ser ilusionista, naquela magia de às páginas tantas me ir convidando, destruindo as barreiras:

eu? fui escavando trincheiras, atirando-me para a vala comum.

Dirão os comentadores credenciados que é um autor de intervenção e uma obra feminista, quererão os partidos políticos conotá-lo com características que sirvam agendas reivindicativas, até por ventura movimentos religiosos vão virar o pagão testemunho num qualquer mandamento ou testamento.

É arte, estúpidos.

Quem melhor que os artistas para representar, retratar, transformar ?

Atirem a primeira pedra, pecadores.

Porque Samuel Pimenta agarra uma a uma, cada uma dessas pedras, para construir esta obra monumental.

Não querendo revelar nem desvendar, vou, embalando, cantarolando aos meus leitores: esta é mais bela reflexão artística contemporânea sobre o ser e o humano.

Acreditem.

Iluminações de uma Mulher Livre é a gruta de Olimpo.

O grito limpo, livre.

Livro, Samuel.

 

 

Deixe uma Resposta

